PAM desembolsa mais de $ 100 mil para vítimas de inundações no Congo
Brazzaville, Congo(PANA) - O Programa Alimentar Mundial (PAM) disponibilizou 550 milhões de francos CFA (mais de 100 mil dólares americanos) para iniciar a distribuição de bens de emergência nas cidades inundadas da província de Likouala, no extremo-norte do país, soube a PANA de fonte oficial em Brazzaville.
Este fundo tirados dos fundos próprios do PAM permitirá organizar uma primeira assistência, que consiste em bens alimentares e transferências monetárias, para 35 mil pessoas afetadas, indicou o representante do PAM no Congo, Jean-Martin Bauer, citado num comunicado.
Em julho último, chuvas torrenciais abateram-se sobre Likouala, tendo sido consideradas duas vezes mais importantes do que a média sazonal, lembra-se.
Assim sendo, o nível das águas do rio Oubangui atingiu um recorde no período de referência, ou seja de 2019-2020.
Esta situação esteve na origem da inundação total ou parcial de mais de 110 aldeias.
Até à data, mais de 87 mil pessoas estão afetadas por esta catástrofe natural, que causou problemas de segurança alimentar e de nutrição à população local, revelou Jean-Martin Bauer.
Este segundo ano consecutivo de inundações exige o reforço das capacidades de resiliência da população ao nível local, a fim de a acompanhar para antecipar e adaptar-se a este tipo de eventos climáticos, segundo o responsável.
Para facilitar a mobilização dos fundos, com vista a dar uma resposta humanitária, o Governo congolês decretou oficialmente, a 3 de novembro corrente, o estado de emergência humanitária na zona.
-0- PANA MB/JSG/SOC/FK/DD 10nov2020