Novo adiamento de eleições legislativas e regionais no Togo
Lomé, Togo (PANA) - As eleições legislativas juntamente com as regionais do Togo são mais uma vez adiadas para permitir à Assembleia Nacional realizar uma ampla consulta com as partes interessadas nacionais, na sequência dos problemas ligados à mudança da Constituição, que dá origem a vários litígios, indica um comunicado do governo publicado quarta-feira à noite em Lomé, de que a PANA recebeu esta quinta-feira uma cópia.
“O Presidente da República, atento ao interesse demonstrado pelas populações nesta importante reforma e num espírito de abertura e diálogo construtivo, encorajou os deputados a permanecerem atentos a todos os intervenientes envolvidos com vista a ter em conta todas as conclusões, ”, dizia o comunicado de imprensa.
“Consequentemente, o Governo procederá a uma ligeira reorganização do calendário das eleições legislativas regionais inicialmente previstas para 20 de abril de 2024”, sublinha o comunicado.
Segundo boas fontes, o Governo vai reorganizar o calendário eleitoral mas ainda não há data definida.
As duplas eleições legislativas e regionais, anteriormente marcadas para 13 de abril, foram adiadas para 20 de abril e novamente adiadas para data posterior.
A votação, a 25 de Março, de uma nova constituição que transfere o Togo de um regime presidencial para um regime parlamentar, e sem consulta aos actores políticos, à sociedade civil e às populações, provoca protestos com impactos nas próximas eleições.
A Conferência dos Bispos do Togo (CET) pediu ao Chefe de Estado que não a promulgasse enquanto os actores políticos e da sociedade civil exigem a sua retirada total.
-0- PANA FAA/JSG/MAR 4Abr2024