Agência Panafricana de Notícias

Magistrados suspendem greve no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os magistrados do Burkina Faso suspenderam segunda-feira a greve iniciada a 29 de julho para protestar contra o rapto de uma detida por militares, quando esta cumpria um mandado de detenção.

No comunicado datado de 29 de julho de 2023, o intersyndicale des magistrats, após a intrusão de soldados no Tribunal Intermediário de Ouaga Il para interromper o curso de um processo pendente no julgamento do referido tribunal, pediu a suspensão imediata das atividades jurisdicionais em todo o território nacional.

“O Intersyndicale também renova seu apoio inabalável aos atores judiciais do Tribunal Intermediário de Ouagall, duramente atingidos por esta indizível irrupção dos militares, em violação dos foros jurisdicionais”, indica a declaração do Intersyndicale des magistrats.

No entanto, sublinhou, face a algumas iniciativas em curso com vista a reafirmar o sacrossanto princípio da independência do poder judiciário, o intersindical convida todos os magistrados a procederem à suspensão da cessação da actividade judiciária.

Consequentemente, exorta-os a retomarem as atividades jurisdicionais a partir de terça-feira, 8 de agosto de 2023 e a manterem-se mobilizados para a continuação do movimento que se mantém subordinado aos resultados das iniciativas em curso, segundo a mesma fonte.

 

-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR 08agosto2023