Inundações fazem 10 mortos no Gana, diz novo balanço
Accra, Gana (PANA) - O balanço das vítimas das inundações no norte do Gana, devido a fortes precipitações e cheias das águas da barragem de Bagre, no Burkkina Faso, subiu para 10 mortos, indicaram os responsáveis da Organização Nacional de Gestão de Catástrofes (NADMO).
Seis pessoas teriam morrido na província do Alto-Gana Oriental e quatro outras na localidade do Nordeste.
A televisão mostrou imagens de largas faixas de terras agrícolas sob as águas, rios e ribeirinhos que saem dos seus leitos, estradas destruídas e carneiros e outros ruminantes que flutuam nas águas de inundação.
Os responsáveis da NADMO pediram às comunidades afetadas para se mudarem para terras de maior altitude enquanto o serviço meteorológico anuncia mais chuvas.
O ministro das Obras e Alojamento, Samuel Atta Akyea, declarou que o Governo tomou medidas para minimizar os efeitos dos derramamentos de águas da barragem do Burkina Faso e das fortes precipitações.
Ele indicou que as autoridades estão a realizar uma campanha de sensibilização das populações às intempéries.
De acordo com Atta Akyea, o Governo começou trabalhos de remoção da areia e saneamento no rio Volta, para melhorar o sistema de esgotos e atenuar os efeitos das intempéries no futuro.
O diretor da Organização Nacional de Gestão de Catástrofes para a Província Nordeste, Alhassan John Kweku, indicou que uma equipa de gestão de catástrofes foi enviada às zonas sinistradas para socorrer as vítimas.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 09set2020