Inundações ameaçam cinco Estados do sul da Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) - A Agência Nigeriana de Serviços Hidrológicos (NHISA, sigla em inglês) anunciou que cinco Estados nigerianos serão colocados em "alerta vermelho" por riscos iminentes de inundações, após a libertação de água da barragem de Lagdo, nos Camarões, entre 10 e 31 de outubro último.
O diretor executivo da NIHSA, Clement Nze, disse aos jornalistas que os Estados afetados pelas cheias iminentes são Edo, Delta, Rios e Bayelsa, todos localizados na região do Delta do Níger, e Anambra no sudeste.
Segundo ele, as inundações que ameaçam estes Estados do sul são resultado das inundações que estão a afetar diferentes partes dos Estados de Adamawa, Taraba, Benue e Kogi, todos localizados no norte da Nigéria.
Nze observou que a causa das inundações que atualmente afetam esses quatro Estados do norte é a abertura da barragem de Lagdo, administrada pelo Governo camaronês, entre 10 e 31 de outubro último.
Segundo ele, após várias semanas de negação, as autoridades camaronesas, responsáveis pela operação da barragem de Lagdo, confirmaram à NIHSA que haviam libertado a água da barragem.
Para Nze, a falta de informação sobre esta operação é contrária ao espírito e à letra do Memorando de Entendimento assinado, em 2015, entre os dois países.
O Memorando de Entendimento exige, entre outras coisas, que as autoridades camaronesas informem a Nigéria antecipadamente e a tempo antes de libertar o excedente de água à jusante da barragem.
Apelou aos Estados colocados em "alerta vermelho" para que identifiquem imediatamente as comunidades que vivem ao longo do rio Níger e organizem a evacuação das populações para terras mais altas e seguras.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/CJB/IZ 05nov2019