Agência Panafricana de Notícias

IGAD promete $ 50 mil a vítimas de inundações em Djibuti

Kigali, Rwanda (PANA) – A Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento comprometeu-se a pagar 50 mil dólares americanos para socorrer as vítimas das inundações em Djibuti, indica um comunicado oficial entregue segunda-feira à PANA, em Kigali.

O secretário-executivo da IGAD, Worneh Gebeyeyu, declarou que as inundações em Djibuti se devem às mudanças climáticas mundiais, como o prevê o Centro de Previsões e Aplicações Climáticas da organização sub-regional (ICPAC).

Fortes chuvas de 50 a 70 mm são esperadas na região no mês de novembro de 2019, disse.

O Governo de Djibuti instaurou um comité de socorros, em caso de catástrofe, dirigido pelo ministro do Interior, Moumin Ahmed Sheik, para supervisionar os esforços de socorro, indica o comunicado.

A IGAD acompanha a situação e trabalha com os Estados-membros para desenvolver programas de resiliência face às inundações recorrentes e às situações de seca, declarou o secretário-executivo.

Workneh Gebeyehu reafirmou a solidariedade da IGAD ao povo e ao Governo de Djibuti.

"Estamos prontos para ajudar as comunidades deslocadas", indicou.

Este anúncio acontece depois do recente alerta do ICPAC, baseado no Quénia, relativo a uma tempestade tropical denominada “Kyarr”, do norte do Oceano Índico, que deverá atingir Puntland e a Somalilândia e várias outras reigões da África Oriental.

Além disso, as previsões indicam que embora fosse difícil atribuir a fonte de qualquer inundação ou outro impacto meteorológico a uma única causa, as fortes chuvas atualmente registadas na região estavam provavelmente associadas a este estado positivo do dipolo do Oceano Índico.

-0- PANA TWA/VAO/ASA/BEH/SOC/MAR/IZ 25nov2019