Chefe de Estado tchadiano e Presidente da CENSAD defendem estabilidade no Níger
Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Tchade, Mahamat Deby Itno, actual Presidente em exercício da Comunidade dos Estados do Sahel-Saara (CEN-SAD) e o Vice-Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Moussa al-Kouni , sublinhou a importância da unificação de cargos no quadro dos países do CEN-SAD para assegurar a estabilidade dos países vizinhos, e evitar que o Níger seja arrastado para um conflito armado, o que teria repercussões nos países da região.
Foi durante a reunião de quinta-feira à noite em Ndjamena entre o al-Kouni e o Deby Itno, dedicado à situação no Níger e no Sudão, disse um comunicado de imprensa do Conselho Presidencial da Líbia.
Moussa al-Kouni chegou quinta-feira à noite na capital do Chade, N'Djamena, para participar na celebração do dia nacional do Tchade.
Foi recebido no aeroporto da capital pelo primeiro-ministro em exercício, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mahamat Annadif, vários ministros, o encarregado de negócios da embaixada da Líbia no Chade, o adido militar e membros do corpo diplomático da embaixada.
Durante sua visita, o vice-presidente reuniu-se com o Presidente do Chade, Mahamat Deby, para discutir os últimos desenvolvimentos nos países vizinhos e uma série de questões de interesse comum.
A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ordenou na quinta-feira, no final de sua segunda cúpula extraordinária em Abuja, na Nigéria, o envio da "força de prontidão" da organização regional para restaurar a ordem constitucional no Níger após o golpe de 26 de julho.
-0- PANA BY/JSG/MAR 11agosto2023