Agência Panafricana de Notícias

Refugiados congoleses no Rwanda repatriados para RD Congo

Kigali, Rwanda ( PANA) – Pelo menos 115 refugiados congoleses que se instalaram no Rwanda na sequência dos confrontos violentos recentes entre o Exército congolês e os rebeldes do M23 foram repatriados voluntariamente esta terça-feira para as suas aldeias no leste da República Democrática do Congo (RDC), soube-se de fonte oficial em Kigali.

O repatriamento inscreve-se na operação tripartida entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Rwanda e a RD Congo, segundo um comunicado divulgado em Kigali pelo Ministério rwandês da Gestão das Catástrofes e Assuntos dos Refugiados.

Por outro lado, este repatriamento realiza-se algumas semanas depois de as autioridades rwandesas ameaçarem expulsar cerca de 320 refugiados congoleses de expressão «rwandófona », nomeadamente por tentar regressar recentemente à sua pátria passando por atalhos não autorizados na fronteira com a RDC.

O Rwanda alberga cerca de 20 mil refugiados congoleses de expressão « rwandófona », cuja maior parte está alojada em quatro campos espalhados pelo seu território, nomeadamente os de Kigem (sul), Nyabiheke ( nordeste), Kiziba (oeste), Gihembe (norte) e Nkamira (noroeste).

-0- PANA TWA/TBM/IBA/FK/TON 13agosto2013