Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataque contra capacetes azuis em Darfur

Cartum, Sudão (PANA) – As Nações Unidas divulgaram segunda-feira um comunicado firme que condena o ataque contra os capacetes azuis em Darfur em que morreram três soldados da paz e seis outros ficaram feridos, a 10 de outubro.

O coordenador humanitário e representante-residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Sudão, Peter De Clercq, exprimiu « a sua profunda indignação » após o ataque contra os capacetes azuis ao serviço da Missão das Nações Unidas e da União Africana (MINUAD).

« Condeno firmemente este ato insensato de violência que visa os capacetes azuis que trabalham para a proteção dos civis e para ajudar a trazer a paz ao povo de Darfur », declarou De Clercq.

Segundo este comunicado, o incidente ocorreu numa altura em que uma patrulha da MINUAD que regressava de Al Fasher para assegurar uma patrulha de rotina no campo de Zamzam para pessoas deslocadas internas foi vítima de tiros.

De Clercq exprimiu « as suas sinceras condolências às famílias dos capacetes azuis mortos e exortou o Governo do Sudão a realizar um inquérito total sobre o incidente e a velar por que os autores sejam julgados ».

As três vítimas deste ataque são soldados rwandeses e um polícia senegalês.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 17out2011