Agência Panafricana de Notícias

Kigali acolhe reunião tripartida sobre refugiados rwandeses na RDC

Kigali, Rwanda (PANA) – A terceira reunião tripartida Rwanda-República Democrática do Congo-ACNUR iniciou-se quinta-feira em Kigali para analisar o destino de milhares de refugiados rwandeses instalados no território congolês antes da aplicação da cláusula de cessação do estatuto de refugiado para os cidadãos rwandeses fixada para a 30 de junho corrente, soube a PANA de fonte na capital rwandesa.

Falando durante este encontro de dois dias, o ministro congolês do Interior, Richard Muyejatenu, recordou que a implementação da cláusula de cessação do estatuto de refugiado no seu país continua complexa, tendo em conta os problemas de insegurança na sub-região dos Grandes Lagos.

"Este encontro revela a grande determinação dos dois países a materializar o cronograma de implementação da cláusula de cessação do estatuto de refugiados rwandeses na República Democrática do Congo", disse, por sua vez, a ministra rwandesa de Gestão de Catástrofes e Refugiados, Séraphine Mukantabana.

Prevê-se que a cessação do estatuto de refugiados rwandeses no Congo ocorra a 30 de junho, segundo a mesma fonte.

Cerca de 127 mil cidadãos rwandeses instalaram-se na República Democrática do Congo depois do genocídio dos Tutsis ocorrido no seu país em 1994, recorde-se.

Apesar dos esforços de sensibilização que foram envidados, uma parte destes refugiados ainda não manifestaram a vontade de regressar ao seu país.

-0- PANA TWA/TBM/IBA/CJB/IZ 20jun2013