CEDEAO envia missões de observação eleitoral à Serra Leoa
Abuja, Nigéria (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai enviar uma equipa de observação eleitoral à Serra Leoa para as eleições presidenciais e legislativas marcadas para 24 de Junho, refere quarta-feira um comunicado divulgado do órgão sub-regional.
O Presidente da Comissão da CEDEAO, Dr. Omar Alieu Touray, aprovou o destacamento de 95 observadores de curto e longo prazo para observar as eleições, de acordo com as disposições dos Artigos 12 a 14 do protocolo adicional regional de 2001 sobre a democracia e a boa governação relativos à assistência aos Estados-Membros na organização de eleições.
A CEDEAO também forneceu à Serra Leoa apoio financeiro de $ 500.000 para as eleições.
A declaração refere que a Missão de Observação Eleitoral (MOE) será liderada pelo Dr. Mohamed Ibn Chambas, antigo Presidente da Comissão da CEDEAO e antigo Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e Chefe do Gabinete das Nações Unidas na África Ocidental e do Sahel.
Ansumana Ceesay, ex-representante da CEDEAO na Libéria e Guiné-Bissau, será o chefe adjunto da missão, que será coadjuvada por uma equipa técnica da CEDEAO liderada pelo Embaixador Abdel-Fatau Musah, Comissário da CEDEAO dos Assuntos Políticos, Paz e Segurança .
Os 15 OLTs, que partirão para Freetown a 15 de junho, serão liderados por Serigne Mamadou Ka, chefe interina da Divisão de Assistência Eleitoral (EAD) da CEDEAO.
O comunicado refere que a equipa é composta por especialistas em administração eleitoral, género, gestão de conflitos, segurança, questões jurídicas e constitucionais e comunicação social.
A partir de 20 de junho, os OLTs serão acompanhados por 80 OCT do Comitê de Representantes Permanentes da CEDEAO, Estados Membros, Ministérios dos Negócios Estrangeiros órgãos de gestão eleitoral, do Conselho de Anciãos da CEDEAO, das instituições comunitárias (Parlamento e Tribunal de Justiça), das organizações da sociedade civil, da imprensa e dos observadores eleitorais.
Treze candidatos de 17 partidos políticos registrados estão competindo pela presidência de Serra Leoa, incluindo o atual presidente Julius Maada Bio, que busca a reeleição sob a bandeira do Partido Popular de Serra Leoa (SLPP).
O SLPP derrotou o então governante All People's Congress (APC) na última eleição presidencial de 2018.
De acordo com a Comissão Eleitoral de Serra Leoa, também estarão em jogo 135 assentos parlamentares e 493 assentos nos conselhos locais.
Cerca de 3,37 milhões de eleitores estão inscritos nas listas eleitorais, de uma população estimada de 8,7 milhões.
A votação terá lugar em 11.832 assembleias de voto em 3.630 centros de votação nos 16 distritos eleitorais do país, das 07:00 às 17:00 (GMT).
-0- PANA MA/NFB/JSG /MAR14junho2023