Agência Panafricana de Notícias

Bélgica celebra 50º aniversário da OUA-UA

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A cerimónia oficial de lançamento, na Bélgica, das comemorações do 50º aniversário da Organização de Unidade Africana (OUA), hoje União Africana (UA), inicia-se, realiza-se segunda-feira na capital belga, Bruxelas, sob a presidência do embaixador da Tanzânia e presidente em exercício do Grupo Africano dos Embaixadores Acreditados na Bélgica, Diodorus Kamala, soube-se de fonte oficial.

Os mais altos responsáveis europeus dos quais os presidentes da Comissão Europeia, Manuel Durao Barroso, e do Parlamento Europeu, Matin Schultz, assistirão a esta cerimónia solene.

« O Grupo Africano dos Embaixadores Acreditados na Bélgica pretende reafirmar, nesta ocasião, a sua determinação de contribuir para a execução da Parceria Estratégica África-União Europeia », confiou à imprensa o presidente do Comité de Organização das celebração do 50º Aniversário da OUA-UA em Bruxelas, Félix Kodjo Sagbo, embaixador do Togo na Bélgica.

Segundo o programa, o ex-secretário-geral da OUA, Edem Kodjo, animará uma conferência-debate sob o lema « Panfricanismo e Renascimento Africano : Vantagens Essenciais para Fazer Face aos Desafios da Globalização», previsto para um auditório da prestigiosa Universidade Livre de Bruxelas (ULB), diante dos professores e estudantes.

As comemorações do 50º aniversário da OUA/UA em Bruxelas terminam sexta-feira próxima com a realização ds uma grande manifestação cultural africana, durante a qual estão previstas uma exposição da arte africana e diversas outras animações.

-0- PANA AK/TBM/FK/IZ 09junho2013