ONU deplora seus soldados mortos na República Centro-Africana
Nova Iorque, EUA (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) está "profundamente entristecido" pela morte de três capacetes azuis do Bangladesh na República Centro-Africana (RCA), declarou o seu porta-voz, Stephane Dujarric.
Os capacetes azuis morreram na explosão de um engenho colocado contra uma caravana da Missão de Estabilização Integrada Multidimensional das Nações Unidas (MINUSMA, sigla em francês), na prefeitura de Ouham-Pendé, na noite de segunda-feira última, indicou Dujarric num comunicado publicado terça-feira última.
O documento mencionou igualmente um capacete azul gravemente ferido e que ainda está em estado crítico.
Citado na nota, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, exprimiu as suas "mais profundas condolências" às famílias dos soldados de paz falecidos, bem como ao Governo e ao povo de Bangladesh, desejando rápidas melhoras aos feridos.
"O Secretário-Geral lembra que ataques contra capacetes azuis das Nações Unidas podem constituem crimes de guerra perante o direito internacional. Ele pede às autoridades da África Central para não pouparem esforços com vista a identificarem autores deste ataque, a fim de que sejam rapidamente julgados", disse Dujarric.
O SG da ONU também exortou as autoridades centro-africanas a levantarem a restrição aos voos noturnos que tem um impacto negativo sobre a segurança das forças de paz que correm riscos consideráveis diariamente para apoiarem as autoridades nacionais.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/DD 05out2022