Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro burkinabe visita Darfur

Cartum, Sudão (PANA) - Uma delegação burkinabe, liderada pelo primeiro-ministro, Luc Adolphe Tiao, visitou a região ocidental sudanesa de Darfur para avaliar a situação no local e explorar os meios de reforçar o apoio do Burkina Faso à Missão da União Africana e das Nações Unidas em Darfur (MINUAD), anunciou a missão de manutenção da paz num comunicado obtido pela PANA em Cartum.

A delegação, que iniciou a sua digressão por Al-Facher, a capital de Darfur Norte, reuniu-se com responsáveis da Missão para discutir os esforços da MINUAD com vista a fazer progredir a paz e a estabilidade na região.

O responsável da MINUAD, Mohamed Yonis, sublinhou a contribuição do Burkina Faso para o processo de paz em Darfur e saudou o trabalho dos capacetes azuis deste país.

"As tropas do Burkina Faso provaram o seu profissionalismo e a sua dedicação e desempenharam um papel determinante na execução da nossa missão", declarou Yonis.

Em entrevista concedida a Rádio MINUAD, o primeiro-ministro burkinabe evocou a situação em Darfur e notou que apesar duma melhoria a situação permanece complexa devido ao aumento de numerosos ataques.

"A comunidade internacional deverá desdobrar mais esforços trabalhando com as autoridades deste país para colaborar com comunidades de Darfur e encorajar a continuação das negociações com os movimentos rebeldes", declarou o primeiro-ministro burkinabe citado pelo comunicado, insistindo na importância da adesão dos movimentos armados ao processo de paz.

"Se não o fizerem, será difícil estabilizar Darfur", considerou, acrescentando que é necessário para os outros países cooperar e contribuir para este esforços com vista a resolver este conflito para que o Sudão possa encontrar a paz.

O Burkina Faso contribui para os esforços de paz em Darfur desde 2008, com mais de 800 soldados no terreno que operam em três zonas no Oeste e no Centro de Darfur.

-0- PANA MO/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 26dez2012