Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed al-Manfi, saudou o apoio da África do Sul aos esforços desta instituição para a reconciliação nacional e o regresso da paz e estabilidade à Líbia.
Durante uma reunião sexta-feira em Bruxelas (Bélgica) com o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa à margem da sexta cimeira afro-europeia, Al-Manfi, sublinhou a profundidade das relações conjuntas entre os dois países amigos, e os esforços do Conselho Presidencial líbio para as desenvolver em vários domínios, de acordo com um comunicado oficial.
Por sua vez, Ramaphosa afirmou a disponibilidade do seu país para apoiar o Conselho Presidencial para o sucesso da reconciliação nacional a fim de alcançar a estabilidade na Líbia, trazer segurança ao país e preparar o caminho para o processo eleitoral a que o povo líbio aspira.
Encarregado do dossiê da reconciliação nacional, o Conselho presidencial líbio prepara-se para organizar uma conferência nacional sobre a questão após ter formado uma Alta Comissão para a Reconciliação Nacional e tomado algumas iniciativas relativas à libertação dos presos políticos, em particular dignitários do antigo regime de Muamar Kadafi, derrubado em agosto de 2011 por uma revolução de rua, após 42 anos de poder ditatorial.
Está atualmente incumbido, com o Parlamento, de favorecer o regresso dos Líbios deslocados pela guerra às suas casas e cidades de origem.
-0- PANA BY/JSG /DIM/DD 19fev2022