Cimeira UA-UE marcada para 17-18 de fevereiro em Bruxelas
Banjul, Gâmbia (PANA) - A próxima cimeira dos líderes da União Africana (UA) e da União Europeia (UE) realiza-se nos dias 17 e 18 de fevereiro corrente, em Bruxelas, soube a PANA quarta-feira, em Banjul.
De acordo com um comunicado, a reunião será marcado por um encontro direto entre o presidente em exercício da União Africana, Macky Sall, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
A última cimeira UA-UE realizou-se, há mais de quatro anos, em novembro de 2017, em Abidjan, na Côte d'Ivoire.
“A pandemia é, claro, uma das razões pelas quais tanto tempo se passou desde que nos encontramos pela última vez. Isso reforça a dimensão excecional que ambas as partes querem dar a esta cimeira", diz o comunicado.
A cimeira será uma oportunidade única para lançar as bases para uma parceria renovada e aprofundada entre a UA e a UE, beneficiando de um compromisso político ao mais alto nível, baseado na confiança e numa compreensão clara dos interesses mútuos, refere a mesma nota.
De acordo com o comunicado, o crescimento, a estabilidade e a prosperidade partilhada são os principais objetivos desta parceria.
“Os nossos dois continentes e os nossos dois povos compartilham uma proximidade geográfica, línguas e laços humanos e económicos. A paz e a segurança dos nossos dois continentes são interdependentes. É por isso que o primeiro princípio fundamental deve ser respeitado. O futuro exige que aceitemos e respeitemos nossas diferenças."
A nota insiste também no princípio dos direitos e valores da dignidade, liberdade e solidariedade, exercidos no quadro do Estado de Direito e da boa governação.
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 09fev2022