Agência Panafricana de Notícias

Bélgica preocupada com anúncio da hospitalização do opositor burundês detido

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica declarou-se preocupada com o anúncio da hospitalização do opositor burundês Pierre Claver Mbonimpa, detido desde 15 de maio último, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado transmitido segunda-feira à imprensa, em Bruxelas, o ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, pediu ao Governo do Burundi para garantir um tratamento médico apropriado, a Mbonimpa, presidente da APRODH.

No documento, o chefe da diplomacia belga sublinha também a necessidade de garantir ao opositor «um tratamento conforme com os procedimentos da lei burundesa, bem como as convenções que o Burundi subscreveu.

Por outro lado, a Bélgica está preocupada com a possível exclusão de vários candidatos potenciais às eleições de 2015 na sequência de ações judiciais intentadas contra eles, apelando para a abertura do espaço político e um processo eleitoral inclusivo, que é para a Bélgica uma condição sine qua non para o êxito das próximas eleições e a estabilização a longo prazo do Burundi.

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 08set2014