Agência Panafricana de Notícias

Rio Senegal garante abastecimento de água da capital mauritana

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- O projeto "Aftout Essahli" destinado a abastecer a capital mauritana, Nouakchott, de água potável a partir do rio Senegal (mais de 200 quilómetros a sul) lançou há alguns dias a sua fase experimental, soube a PANA de fontes oficiais.
O projeto prevê o fornecimento de 69 mil metros cúbicos de água à capital mauritana, elevando assim o abastecimento da cidade para 138 metros cúbicos durante as últimas 48 horas da fase experimental, declarou o diretor de exploração da Empresa Nacional de Águas (SNDE).
No entanto, a instalação duma nova rede de distribuição torna-se indispensável face à degradação da rede existente marcada por fissuras em diferentes pontos.
Respondendo à queixa dos consumidores sobre uma presença excessiva de lixívia na água distribuída, a Empresa Nacional de Distribuição da Água (SNED) citou, por seu turno, as conclusões das análises do Centro Nacional de Pesquisas em Matéria de Saúde (CNRMS) que certificam que a nova água "não contém nenhuma substância nociva para a saúda das populações".