Agência Panafricana de Notícias

Jornal ruandês pede ao Presidente cessante da Côte d'Ivoire para deixar poder

Kigali, Ruanda (PANA) – Um trissemanário governamental ruandês, Imvaho Nshya, interrogou-se, na sua publicação desta quinta-feira, sobre a pessoa que será o futuro líder da Côte d'Ivoire, afirmando no entanto que, apesar da crise politica prevalecente neste país da África Ocidental, o Presidente cessante Laurent Gbagbo "deverá retirar-se"  e deixar de contestar os resultados oficiais que já confirmaram a vitória do seu adversário, Alassane Ouatarra.

Segundo o artigo deste jornal divulgado em língua nacional, Kinyarwanda, o fato de o Presidente cessante Laurent Gbagbo não querer, até agora, ceder o poder, cria uma situação similar à do Quénia em 2008 onde os dois protagonistas decidiram finalmente uma partilha do poder.

Mas vários interlocutores ruandeses interrogados pelo jornal afirmam que "a retirada de Gbagbo contribuirá para o regresso da democracia e da estabilidade a nível desta região".

"Se a crise política atual persistir, haverá um ressurgimento da violência neste país, visto que os dois Governos paralelos dispõem cada um do seu próprio Exército", escreve o Imvaho Nshya,  que receia uma hecatombe similar à do Ruanda durante o genocídio de 1994.

-0- PANA TWA/SSB/FK/DD 30Dez2010