Agência Panafricana de Notícias

Adiado julgamento do jornalista ruandês acusado de

difamação Kigali- Ruanda (PANA) -- O julgamento do jornalista ruandês Jean-Bosco Gasasira, acusado de difamação, foi adiado para 25 de Março próximo, soube-se quinta-feira de fonte judicial.
Gasasire, director de publicação do jornal Umuvugizi, um bimensal independente divulgado em Kigali, está a ser julgado pelo Tribunal de Base de Kagarama, na cidade de Kigali, de acordo com a fonte.
Ele é acusado de difamação contra dois altos quadros da Função Pública ruandesa, num artigo divulgado em Julho de 2009, na primeira página do jornal Umuvugizi.
Neste artigo de Umuvugizi, foi escrito que um alto magistrado ruandês estaria implicado num escândalo sexual que pôs em causa uma mulher residente em Kigali, indica- se.
Em Novembro de 2009, o Tribunal de Base de Kagarama ordenou uma pena de dois anos de prisão suspensa e uma multa de três milhões de francos burundeses (cerca de cinco mil dólares americanos) ao réu que interpôs imediatamente recurso.
Desde Julho de 2009, Gasasira teve de se apresentar várias vezes no Tribunal mas o seu julgamento foi adiado pela segunda vez num intervalo de seis meses.