Sociedade civil em África tida como parceira estratégica para integração africana
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O décima edição do Fórum da Sociedade Civil em África abriu terça-feira, na capital económica ivoiriense, Abidjan, sob o lema "Empenhar a Sociedade Civil na Aceleração da Integração Regional para a Prosperidade Económica de África".
O fórum é uma plataforma de intercâmbio lançado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
A diretora do Departamento Género, Mulheres e Sociedade Civil do BAD, Vanessa Moungar, indicou que esta edição de 2019 marca uma etapa importante de um maior engajamento da sua instituição, com as Organizações da Sociedade Civil Africana, visando um impacto positivo nas populações do continente.
"Estamos muito satisfeitos por acolher as organizações da sociedade civil de todo o continente e esperamos reforçar a nossa colaboração através dos intercâmbios que terão lugar durante este 10º aniversário", acrescentou Moungar.
Para a vice-presidente do Comité BAD-Sociedade Civil, Augustine Njamnshi, "o momento é, portanto, oportuno e o tema relevante, dado que muitas regiões do continente estão assoladas por divisões que estão a atrasar o nosso crescimento".
Njamnshi acrescentou que a sociedade civil "tem um papel fundamental a desempenhar na alteração da situação".
A edição de 2019 deste Fórum reúne mais de 300 organizações da sociedade civil para serem porta-vozes do Acordo sobre a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), que está prestes a entrar em vigor.
O ministro-conselheiro do Presidente do Níger, Alma Oumarou, elogiou a ZCLCA como um instrumento para o desenvolvimento africano durante o painel inaugural sobre as oportunidades da "ZCLCA: perspetivas económicas e comunitárias".
O Fórum terá sessões sobre temas como a Estratégia de Integração Regional do BAD, o Envolvimento da Mulher na Integração Regional, Empreendedorismo e Inovação Social para a Integração.
Criado em 2009, o Fórum da Sociedade Civil estabeleceu-se como uma plataforma de diálogo entre a Sociedade Civil e o BAD, no continente.
O objetivo do envolvimento do BAD com a sociedade civil é torná-la numa parceira estratégica para a implementação das suas cinco principais prioridades.
O Fórum termina quinta-feira com a adoção de uma Declaração.
-0- PANA BAL/JSG/IBA/IZ 07maio2019