Presidentes sul-africano e namibiano apelam à calma no Sudão
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, e o seu homólogo namibiano, Hage Geingob, apelaram a um cessar-fogo imediato entre as partes beligerantes no Sudão.
O Ramaphosa disse que não é necessário que o exército sudanês esteja em conflito com as Forças de Apoio Rápido, porque ambos os grupos pertencem a um único país.
Acrescentou que este conflito poderia ter sido evitado e que o seu governo acompanhava de perto as tentativas de mediação da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).
O Ramaphosa acolhe o Sr. Geingob, que efetua uma visita de Estado oficial à África do Sul.
"A situação no Sudão é muito preocupante e, em nossa opinião, é o conflito mais inútil que existe. Apelámos a um cessar-fogo, a um cessar-fogo imediato, a fim de pôr termo a este conflito e de o submeter a negociações.
"Esperamos que a IGAD tome a iniciativa nesta área, para que a IGAD e a UA (União Africana) sejam imediatamente consultadas sobre a questão para garantir a segurança das pessoas, garantir um cessar-fogo e um processo de negociação imediato"disse o Ramaphosa.
O ex-Presidente Thabo Mbeki também pediu um cessar-fogo imediato e negociações com vista a criação de um governo liderado por civis.
O Mbeki considerou que o Sudão não havia abordado adequadamente a questão da queda do ex-presidente sudanês Omar el Bashir em 2019.
-0- PANA CU/RA/NFB/JSG/DIM/ 21 abril 2023