Presidente burundês presente na cimeira sub-regional sobre RD Congo
Bujumbura, Burundi (PANA) – O Presidente burundês, Evariste Ndayishimiy, encontra-se, desde segunda-feira, em Nairobi para participar numa cimeira dos chefes de Estado da África Oriental sobre o ressurgimento da insegurança no leste da República Democrática do Congo(RDC), anuncia um comunicado oficial.
O ressurgimento de atos de violência no leste da RD Congo é atribuído ao M23, um movimento rebelde congolês relacionado com a data da sua criação, a 23 de março de 2012.
A RD Congo acusa o Rwanda de fomentar tensões através do seu apoio logístico a esta rebelião armada.
O M23 é dominado por antigos refugiados oriundos do Rwanda que lutam pelo reconhecimento da sua nacionalidade congolesa.
Uma precedente iniciativa do Quénia de acolher este fórum permitiu reunir o Governo congolês e grupos rebeldes, sem no entanto conseguir pôr termo às hostiidades.
Esta reunião "consultiva" de abril último foi realizada um dia depois duma uma mini-cimeira dos chefes de Estados da Comunidade Económica da África Oriental (CEA), na capital queniana.
Os participantes comprometeram-se a apoiar o poder de Kinshasa através da instalação de uma força sub-regional para neutralizar grupos ativos no leste congolês.
A RD Congo foi admitida em abril último como membro da CEA.
Além disso, mais de 20 mil capacetes azuis das Nações Unidas já estão presentes neste país, há cerca de 10 anos, com a incumbência de estabilizar e consolidar a paz, enquanto Missão Multidimensional Integrada da ONU para a Estabilização da RDC (MONUSCO).
-0- PANA FB/JSG/SOC/FK/DD 20junho2022