Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, saudou domingo a coragem das mulheres nas zonas atacadas.
Durante um encontro com mulheres, por ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher, Kaboré afirmou que "muitas mulheres foram vítimas, mas elas continuam de pé. Nós temos muitas vítimas. É uma situação difícil que estamos a atravessar.”
Ele saudou a mobilização das mulheres, sublinhando que "este dia permite identificar desigualdades que pairam sobre as mulheres."
"É um dia de combate (…) para fazermos com que, nas comunidades rurais, as mulheres compreendam o seu papel para um melhor desenvolvimento”, disse o líder burkinabe, prometendo que “todas as recomendações serão examinadas e aplicadas, pois o vosso papel é essencial.”
O Burkina Faso comemorou a 163.ª efeméride sob o lema "Crise Humanitária no Burkina Faso: Que Estratégias para uma Melhor Resiliência das Mulheres?”
Por sua vez, as mulheres expuseram ao chefe do Estado suas preocupações, entre outras, questões de acesso à terra, de segurança e de acesso a microcréditos.
Ataques terroristas já fizeram quase 700 mil pessoas deslocadas internas, das quais 57,88 por cento de crianças, 25,88 por cento de mulheres e 12,32 por cento de homens, refere-se.
-0- PANA TNDD/TBM/FK/DD 9março2020