Portuguesa Ana Seabra treina seleção feminina de andebol de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma Portuguesa, Ana Seabra, é esperada no próximo sábado em Cabo Verde para ser a nova timoneira da seleção nacional feminina da modalidade que participará no Campeonato Africano das Nações (CAN) previsto para 08 a 18 de junho de 2021 em Yaoundé (Camarões), apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte segura.
Em declarações à agencia cabo-verdiana de noticias (Inforpress), o presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), Tony Teixeira, avançou que a vinda de Ana Seabra, um nome de referencia do andebol feminino em Portugal, "foi conseguida praticamente em cima da hora", no quadro de uma cooperação existente entre as federações dos dois países e que terá “um custo muito aceitável.”
Tony Teixeira disse que a nova selecionadora chega a Cabo Verde focada num projeto CAN 2021, mas que a Federação está apostada no ciclo olímpico, pelo que, frisou, quer dar o tempo a Ana Seabra para depois se debruçar sobre qualquer contratação neste quadro.
De acordo com o plano federativo, a técnica portuguesa vai iniciar os trabalhos logo após a sua chega ao arquipélago com a pré-seleção, já a 16 do corrente, com um grupo reduzido na cidade da Praia, para, depois, seguir para a ilha do Sal, a fim de avaliar a possibilidade da integração de uma ou outra jogadora local no plano final dos trabalhos.
Isto porque, acrescentou, neste momento, as pré-convocadas trabalham de modo faseado na Praia, no Sal e em São Vicente.
Antiga capitã da seleção de andebol de Portugal, Ana Seabra é considerada uma das “grandes figuras” da história do andebol feminino português, e afigura-se como a atleta mais internacional de sempre neste escalão.
Com 215 internacionalizações pelas seleções nacionais de Portugal, sendo 176 delas pela seleção A, Seabra fez parte da geração de ouro que conseguiu o inédito apuramento de Portugal para o Campeonato da Europa de 2008.
No palmarés como jogadora, Ana Seabra tem 11 Campeonatos Nacionais de Portugal, nove Taças de Portugal e oito Supertaças.
A seleção cabo-verdiana de andebol feminina, que partilha, com as equipas nacionais de Angola, do Congo e da Argélia, o Grupo C do 24.º Campeonato Africano das Nações, tem a sua estreia de sempre nesta montra africana, calendarizada para 09 de junho frente às Angolanas.
-0– PANA CS/DD 11maio2021