Dois nadadores cabo-verdianos estreiam-se nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Praia, Cabo Verde (PANA) - Os nadadores Troy Pina e Jayla Pina acabam de ser confirmados como os representantes de Cabo Verde, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, que terão lugar de 23 de julho a 08 de agosto, no Japão apurou a PANA de fonte oficial.
Segundo o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), trata-se de um momento "histórico", em referência à estreia do país na modalidade de natação, no maior evento multidesportivo a nível mundial.
Em comunicado, a instituição olímpica cabo-verdiana esclarece que a presença dos nadadores acontece pela regra da universalidade, que designa que cada país participante tem direito a um representante feminino e um masculino na natação em piscina olímpica, caso haja uma federação nacional da modalidade no país de origem.
Os dois atletas são irmãos, filhos de pais cabo-verdianos residentes nos Estados Unidos, e foram descobertos pela Federação Cabo-verdiana de Natação através de um post no facebook.
Cabo Verde já conta, de momento, com quatro atletas confirmados na delegação Olímpica, denominada agora como Team Cabo Verde, que vai estar presenta na capital japonesa.
A mesma fonte indica ainda que Cabo Verde espera contar com mais atletas, podendo ser a maior delegação de sempre nos Jogos Olímpicos.
Em 27 de maio, o país garantiu a primeira presença nos Jogos Olímpicos, através da atleta de ginástica rítmica Márcia Lopes, que participará na competição, por convite do Comité Olímpico Internacional (COI).
"Márcia Lopes é a primeira atleta cabo-verdiana a garantir lugar em Tóquio", referiu na altura o COC, sublinhando que ela "é uma das mais cotadas ginastas africanas", segundo a Federação Internacional de Ginástica.
Na semana passada, o COC anunciou também que o pugilista David Pina recebeu um Wild Card (convite) do COI para participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Numa nota enviada à comunicação social, o COC refere que, após confirmação por parte da Federação Cabo-verdiana de Boxe, decidiu aceitar o convite do COI endereçado ao atleta do município de Santa Cruz, para representar o país na maior montra do desporto mundial.
"Em tempo atípico de pandemia [da covid-19], Cabo Verde tem sofrido muito com o adiamento de provas qualificativas e mudanças nas regras de qualificação, pelo que só agora começa a garantir lugares no maior evento desportivo e cultural do mundo", acrescenta a entidade olimpica cabo-verdiana.
Enquanto organizador da missão de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, o COC afirmou que tem trabalhado "na preparação de toda a logística da delegação, para que o país esteja representado da melhor forma possível neste evento de escala mundial".
-0- PANA CS/IZ 30junho2021