Padeiros e pasteleiros em greve de 48 horas em Bamako
Bamako, Mali (PANA) - Algumas padarias e pastelarias em Bamako iniciaram unilateralmente uma greve de 48 horas desde segunda-feira para denunciarem o aumento do preço da farinha, soube a PANA de fonte oficial.
Desde a semana passada, o preço da farinha de trigo passou de 17 (mais de 30 dólares americanos) mil para 20 mil francos CFA (cerca de 40 dólares americanos) o saco de 50 quilos, segundo a mesma fonte.
No entanto, a Federação Sindical de Padeiros e Pasteleiros do Mali (FSBPM) desassociou-se deste movimento considerando-o "selvagem".
De acordo com um líder sindical, os consumidores podem comprar diretamente junto das padarias abertas ao preço de 300 francos CFA (menos de um dólar americanos) por baguete de 300 gramas e de 150 franco CFA (quase três dólares americanos) por uma baguete de 150 gramas.
Na semana passada, a Direção-Geral do Comércio, Consumo e Concorrência (DGCCC) tinha indicado que o departamento responsável pelo comércio tinha iniciado discussões com atores da cadeia de abastecimento de farinha do país, a fim de alcançar preços consensuais.
A fim de evitar que o aumento do preço da farinha se repercutisse no preço do pão, foram organizadas consultas com parceiros do quadro de consulta para o setor do trigo/farina/pão, de acordo com a DGCCC.
Estas negociações devem permitir às partes chegarem a um preço consensual para um saco de farinha, em conformidade com um protocolo assinado entre o Governo e o quadro de consultas do setor.
Atualmente, o preço de uma baguete de 300 gramas é de 250 francos CFA (0.5 dólar americano) e o de uma baguete de 150 gramas é de 125 francos CFA (0.2 dólar americano).
-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 02fevereiro2021