Líba conclui preparativos para trazer de volta CEN-SAD a Trípoli
Trípoli, Líbia (PANA) – A Líbia concluiu os preparativos logísticos e de segurança para o regresso a Tripoli da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD), anunciou terºa-feira a ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Naija al-Mangouch.
A chefe da diplomacia líbia fez este anúncio quando se reunia com seus homólogos membros da CEN-SAD, no quadro de um encontro consultivo realizada, terça-feira, em Dakar (Senegal), à margem do VIII Fórum Internacional para a Paz e Segurança em África.
Afirmou que esta reunião e encontros ulteriores com os seus homólogos deste espaço geográfico visam restabelecer canais de comunicação entre os Estados-membros sobre uma base contínua.
Sublinhou que a Líbia está convencida de que o regresso da CEN-SAD à sua sede oficial, em Trípoli, contribuirá para a recuperação da Líbia e o reforço da sua posição no continente africano.
Concluiu o encontro saudando a posição dos seus homólogos a favor do povo líbio e a sua esperança de que a Líbia volte efetivamente às instituições e organizações da União Africana.
Por sua vez, os seus interlocutores exprimiram igualmente o seu desejo de que a Líbia ativasse o seu papel de desenvolvimento no seio da CEN-SAD.
Sublinharam que Al-Mangouch garantiu que a Líbia está a rever seus investimentos em África para servir os interesses comuns da Líbia e dos povos da região sahelo-sariana.
Do seu lado, o conselheiro do Presidente senegalês, Macky Sall, sublinhou o interesse do seu país na estabilização da situação na Líbia, no prosseguimento dos esforços para a paz naquele país da África do Norte.
O Senegal também está interessado em que a União Africana ative e reforce o seu papel a favor da Líbia.
Neste fórum da CEN-SAD participaram o Mali, o Burkina Faso, a África Central e a Gâmbia, acolhidos pelo conselheiro presidencial senegalês, Karim Harati, cujo país assume a presidência rotativa da União Africana (UA), indicou um comunicado do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.
São membros da CEN-SAD Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, ilhas Comores, Côte d'Ivoire, Tchad, Egito, Eritreia, Gªambia, Gana, Guiné Conakry, Guiné-Bissau, Djibuti, Líbia, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Quénia, República Centroafricana, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão, Tunísia e Togo.
A organização foi criado em 1998 mas a sua sede de Tripoli foi evacuada devido à crise resultante da revolução de fevereiro de 2011 que, seis meses mais tarde, culminará com o derrube do então regime do coronel Muamar Kadafi, depois de 42 anos de poder ditatorial.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 26out2022