Conakry, Guiné (PANA) - A Junta militar, no poder na Guiné desde domingo passado, nomeou sexta-feira, como governadora da região especial de Conakry, a capital, a brigadeiro-general M'Mahawa Sylla, em substituição do brigadeiro-general Mathurin Bangoura, no cargo há quase uma década.
Muito próximo do Presidente deposto, o governador cessante da capital, o general Bangoura, pertence ao Conselho Nacional para o Desenvolvimento e Democracia (CNDD), que tomou o poder em 2008, poucas horas após a morte por doença do Presidente Lansana Conté.
Além disso, a nova comandante-chefe da capital regional é a única mulher titular do grau de brigadeiro-general na Guiné desde a criação das forças armadas do país a 01 de novembro de 1960.
O Comité nacional de Ajuntamento e Desenvolvimento (CNRD), liderado pelo tenente-coronel Mamady Doumbouya, também chefe do Grupo das Forças Especiais (GFS), que derrubou Alpha Condé (83 anos de idade), procedeu imediatamente à mudança dos oito governadores, 33 prefeitos e sub-prefeitos em todo o território nacional.
-0- PANA AC/JSG /DIM/IZ 11set2021