Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O homem suspeito de ter desencadeado um incêndio, que causou grandes danos ao Parlamento sul-africano, foi detido terça-feira pelo Tribunal de Magistrados da Cidade do Cabo, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se de Zandile Mafe, preso por membros dos serviços de proteção e segurança logo depois do início do incêndio na manhã de domingo último, e que retomou segunda-feira. Mas está por ora sob controlo, indicou a finte, frisando que o réu disse que se declarará inocente.
O incêndio imenso causou avultados danos na Assembleia Nacional, onde o Presidente Cyril Ramaphosa deveria proferir o seu discurso sobre o Estado da Nação em fevereiro próximo, mas, por enquanto, um local alternativo ainda não foi anunciado.
Mafe é acusado de arrombamento e invasão, roubo e incêndio criminoso, bem como violações da lei sobre pontos chave nacionais, sujeitando-se assim a outras acusações.
O Estado solicitou o adiamento do caso para 11 de janeiro corrente a fim de aprofundar as investigações sobre o sucedido.
-0- PANA CU/MA/BAI/IS/MAR/DD 05janeiro2022