Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Governo ivoiriense procederá à reforma do quadro geral dos serviços hospitalares no país, indica um comunicado oficial publicado quarta-feira em Abidjan.
Para o efeito, o governo ivoiriense adotou, no mesmo dia, em conselho de ministros, um projeto de lei que define e fixa o quadro geral desta reforma.
O resumo geral deste empreendimento a reforma envolve a criação duma nova categoria de estabelecimento público, denominado Estabelecimento Público Hospitalar (EPH), que coloca o doente no centro do sistema sanitário e permite aos hospitais funcionarem conforme um modo de gestão orientada para os resultados, dando-lhes meios de oferecer tratamentos contínuos, globais e de qualidade com bons custos, explica a nota.
O projeto vai proporcionar uma real modernização da governação, da organização e do funcionamento dos estabelecimentos hospitalares, tendo em conta a faculdade reconhecida aos EPH de exercer conforme um modo de gestão privada, prossegue o comunicado.
Este modelo de governação vai garantir uma gestão ótima do património e a participação dos estabelecimentos hospitalares privados no serviço público hospitalar, preservando, ao mesmo tempo, o seu caráter social, prevê o Governo.
-0- PANA BAL/JSG/FK/DD 15março2019