Filme tunisino "Um filho" retido para abrir Festival Internacional do Cinema de Cairo
Túnis, Tunísia (PANA) – O filme do realizador tunisino Mehdi Barsaoui, intitulado "Bik Naich" (Um filho) foi escolhido para abrir a 41.ª edição do Festival Internacional do Cinema do Cairo (Egito), abriu-se previsto para 20 a 29 de novembro de 2019, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.
O filme "Bik Naich" é da autoria do ator Samir Bouajila, vencedor do prémio do "melhor ator" do Festival Internacional do Filme de Veneza (Itália), de acordo com a fonte.
O filme conta a história duma família tunisina durante os eventos da Revolução de 2011, nomeadamente do Verão deste ano de 2019, em que "Fares e Meriem vivem felizes com Aziz, o seu filho de 11 anos."
Durante uma estada no sul do país, um evento vem mudar a sua vida. Enquanto uma corrida com o tempo começa, verdades escondidas durante muito tempo vieram ao de cima As férias de verão deste casal transformam-se num inferno depois de o seu filho ter sido baleado durante um atentado terrorista.
O seu estado de saúde necessitou dum transplante de coração, suscitando diferendos familiares surpreendentes, pondo em perigo a vida da criança.
O Festival Internacional do Cinema do Cairo decidiu alargar as perspetivas para filmes árabes, a partir da próxima edição.
Assim sendo, o Comité Consultivo do Festival decidiu aumentar o número de filmes que participam de oito para 12 filmes, acrescentando dois novos prémios, respetivamente "o melhor filme documentário" e "a melhor prestação", levando finalmente a quatro o número de prémios concedidos pelo concurso.
Neste alargamento, o presidente do Festival, Mohamed Hafidi, afirmou que a importante presença do cinema nos grandes festivais, nomeadamente os de Cannes (França), Veneza (Itália) e Toronto (Canadá), em 2019, é um sinal forte da existência de vários países árabes, incluindo Marrocos e a Tunísia, que “vão numa boa direção”.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/DD 26set2019