Chefes de Estado-Maior da CEDEAO reúnem-se na Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) - Teve início quarta-feira, no Quartel General da Defesa da Nigéria, em Abuja, uma reunião de Chefes de Estado-Maior da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), sobre o golpe no Níger.
A reunião visa finalizar as medidas para implementar as resoluções dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO para a reintegração do Presidente deposto, Mohamed Bazoum.
A reunião é presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Defesa da Nigéria, General Christopher Musa.
Os lugares reservados aos Chefes de Estado-Maior dos Exércitos do Mali, da Guiné, do Níger e do Burkina Faso estão desocupados, estando estes quatro países sob regime militar e formaram uma aliança para se protegerem mutuamente.
Os países presentes no encontro são a Nigéria, o Togo, a Serra Leoa, o Senegal, o Gana, a Libéria, a Guiné-Bissau, a Gâmbia, a Côte d´Ivoire, Cabo Verde e o Benin.
Os líderes da CEDEAO deram no domingo aos golpistas nigerianos um ultimato de uma semana para restaurar a ordem democrática no país ou enfrentar uma intervenção militar.
Os líderes da CEDEAO concordaram que, se as demandas não fossem atendidas em uma semana, eles tomariam "todas as medidas necessárias para restaurar a ordem constitucional na República do Níger".
Essas medidas podem incluir o uso da força; para este fim, os Chefes de Estado-Maior da CEDEAO devem reunir-se imediatamente.
-0- PANA MON/RA/BAI/JSG/SOC/MAR 03agosto 2023