Bamako, Mali (PANA) - A Federação Maliana de Basquetebol (FMBB) acaba de impor pesadas sanções a sete jogadores da equipa nacional de basquetebol por incitação ao boicote das eliminatórias do Campeonato do Mundial, zona africana, em curso em Kigali, no Rwanda, soube a PANA de fonte.
Os sete jogadores envolvidos no caso foram pura e simplesmente removidos da equipa, na sequência da sua recusa de jogar os dois primeiros jogos das eliminatórias em Kigali contra o Uganda e a Nigéria para o Mundial de 2023, facto que levou à desqualificação dos Maliano pela FIBA, conforme as regras da competição, lê-se num comunicado da FMB.
Os basquetebolistas em causa são Ibrahim Djambo (capitão), Mahamadou Kanté, Drissa Ballo, Ibrahim Sidibé, Sadio Doucouré, Oumar Ballo, Ibrahim Saounera.
A recusa dos basquetebolistas malianos de disputar esta competição está ligada à falta depagamento de bónus e a falsas promessas por parte dos dirigentes malianos.
Segundo a FMBB, este comportamento é inadmissível, pois ele tinham aceitado as condições de participação, cumprido todas as formalidades de inscrição na FIBA e recebido individualmente um prémio de seleção para competição.
Apesar das garantias dadas pelo Ministério maliano dos Desportos, através da FMBB, os jogadores em causa ousaram colocar a imagem do Mali à frente da cena internacional de forma mais negativa, lamenta um responsável da FMBB.
-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 07julho2022