Argelino Sabri Boukadou nomeado ao cargo de envaido especial do SG da ONU na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, nomeou um Argelino, Sabri Boukadoum, como enviado especial e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL, sigla em inglês), anunciiu sexta-feira a Agência de Notícias Líbia (LANA).
Ex-ministro argeluno dos Negócios Estrangeiros, Sabri Biukadoum substituiu Jan Kubis (da Eslovénia), que renunciou ao cargo em novembro de 2021, aguardando pela confirmação por membros do Conselho de Segurança da ONU, segundo a LANA.
Um documento do representante da Liga Árabe junto das Nações Unidas revelou, segundo a mesma fonte, que Guterres informou os membros do Conselho de Segurança da ONU sobre a nomeação de Boukadoum para a missão da ONU, esperando pela aprovação da decisão o mais tardar sexta-feira última.
O cargo de chefe da Missão de Apoio da ONU na Líbia está vago desde a renúncia de Jan Kubis em novembro passado, enquanto a conselheira especial do SG da ONU para a Líbia, Stephanie Williams, que coordenou os esforços de mediação, está a preparar-se para deixar o seu cargo a 30 de junho corrente, data do término da extensão técnica da MANUL (Missão das Nações Unidas na Líbia).
No final de abril último, o CS da ONU adotou por unanimidade uma resolução que estende o mandato da MANUL até 31 de julho próximo, ou seja, por um período de três meses.
É pela quarta vez consecutiva que o CS não prorrogou por um ano mandato da MANUL por causa de divergências entre os seus membros sobre o arquivo líbio.
Sabri Boukadoum foi proposto após um intenso movimento no seio das Nações Unidas para pressionar pela seleção de um candidato africano para o cargo desta missão onusina na Líbia.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 24junho2022