Kigali, Rwanda (PANA) – O Presidente da RD Congo, Félix Tshisekedi, prestou homenagem segunda-feira às mais de 250 mil vítimas do genocídio rwandês sepultadas no Centro do Memorial do Genocídio de Kigali, em Gisozi, uma colina da capital rwandesa.
O Presidente congolês, que esteve no fim de semana passado no Rwanda para participar no Fórum de dois dias dos presidentes diretores-gerais em curso, em Kigali, foi informado sobre o que aconteceu durante o genocídio de 1994 contra os Tutsis, no Rwanda, antes de visitar a exposição itinerante para se inteirar mais sobre a história do genocídio.
Ele fez-se acompanhar de altos responsáveis do Governo rwandês, dos quais os ministros do Ambiente, Vincent Biruta; e dos Desportos e Cultura, Espérance Nyirasafari, e do secretário executivo da Comissão Nacional de Luta contra o Genocídio, Jean Damascène Bizimana.
O Presidente congolês efetuou uma visita de cortesia ao seu homólogo rwandês, no fim de semana passado, no Palácio Presidencial em Kigali, igualmente conhecido sob o nome de “Aldeia Urugwiro”.
-0- PANA TWA/VAO/ASA/IS/IBA/SOC/FK/IZ 26março2019