Líbia anuncia défice $ 4,5 biliões de divisas
Trípoli, Líbia (PANA) - O Banco Central da Líbia (BCL) em Tripoli anunciou um défice de quatro biliões, 300 milhões de dólares americanos de receitas em divisas, nos últimos seis meses, que entretanto "foi coberto", a partir das reservas da instituição financeira.
Num comunicado publicado terça-feira no seu site Internet, o BCL precisa que as receitas provenientes dos impostos sobre o câmbio “atingiram 11 biliões, 600 milhões de dólares americanos no mesmo período”.
Lembre-se que o Conselho Presidencial do Governo de União Nacional impôs um imposto de 163 por cento sobre as operações de câmbio de divisas.
O Banco Central fixou as receitas totais em divisas em três biliões, 600 milhões de dólares americanos dos quais dois biliões, 51 milhões de dólares americanos para as exportações de petróleo para o ano de 2019, enquanto os pagamentos totais em divisas, no período de janeiro a junho de 2020, estão avaliados em sete biliões, 935 milhões de dólares americanos.
Sobre a repartição desses pagamentos, o BCL indicou que cinco biliões, 170 milhões de dólares americanos “alimentaram as contas dos bancos comerciais", incluindo 81 milhões gastos em alocações para os chefes de família, três biliões 634 milhões para os créditos e um bilião 455 milhões para bolsas de estudo, tratamento em conta privada e salários dos expatriados, dos seguros e da aviação bem como o pagamento para as necessidades pessoais dos cidadãos.
Além disso, dois biliões 765 milhões de dólares americanos foram consagrados às transferências do Estado, dos quais 838 milhões em despesas para os casos externos, transferências externas no Ministério das Finanças, e um bilião 551 milhões de dólares americanos para a Companhia Nacional Líbia de Petróleo, para o abastecimento de combustíveis e o restantes gastos, bem como 375 milhões de dólares para cobrir os créditos das instituições públicas.
-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 08julho2020