Cartum, Sudão (PANA) - O Exército sudanês e a oposição civil chegaram finalmente a um acordo sobre uma declaração constitucional, graças à mediação da União Africana (UA), em prelúdio à assinatura de todos os documentos necessários para o período de transição e da administração civil.
O medianeiro da UA, Mohamed Al-Hassan Lebatt, anunciou sábado, durante uma conferência de imprensa, que o Conselho Militar de Transição (CMT) e as Forças para a Liberdade e Mudança concluíram um acordo relativo a uma declaração constitucional, no termo de uma maratona de reuniões realizadas, em Cartum.
Ele indicou que as duas partes chegaram a « um acordo completo » relativo à declaração constitucional, e que elas continuaram as discussões sábado para elaborar os pormenores da cerimónia de assinatura pública e oficial dos documntos, diante do povo sudanês e dos seus amigos, em África e no mundo.
Ele saudou a cobertura mediática realizada pela imprensa em todas as etapas das negociações entre os dois campos.
Segundo a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA), a cerimónia de assinatura deverá realizar-se este domingo à noite, em Cartum.
-0- PANA MO/VAO/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 4ago2019