Chuvas torrenciais destroem 17 casas no noroeste do Rwanda
Kigali, Rwanda (PANA) – Uma forte chuva, que afetou terça-feira à noite várias partes do distrito de Rubavu, no noroeste do Rwanda, destruiu quase 17 habitações, confirmaram esta quarta-feira responsáveis administrativos locais da província.
O secretário executivo do setor de Bugeshi, que foi mais afetado a nível do distrito de Rubavu, Jean Bosco Rwibasira, explicou que vários residentes afetados encontraram refúgio nas casas dos seus vizinhos.
Chuvas moderadas a fortes deverão continuar esta semana em várias zonas do oeste e do sul do Rwanda, segundo a Agência Meteorológica do país.
As estatísticas do Ministério da Gestão de Situações de Emergências (MINEMA) mostram que 70 pessoas morreram e 117 outras foram feridas, em todo país, entre janeiro e setembro de 2019 devido a catástrofes naturais.
Em 2018, o Rwanda perdeu 203 biliões de francos rwandeses, ou seja, cerca de 224 milhões de dólares americanos, devido a catástrofes naturais, enquanto os danos para 2017 estavam avaliados em 73 milhões de dólares americanos.
A principal estação das chuvas no Rwanda dura de março a maio, quando a chuva é forte e persistente.
Os meteorologistas indicam que, entre as duas estações das chuvas, a mais intensa é a de março a maio, e os meses mais chuvosos são geralmente os de abril e maio, quando as precipitações atingirem mensalmente 150 milímetros. A segunda estação dura de outubro a meados de dezembro.
-0- PANA TWA/MA/AKA/BEH/FK/IZ 25mar2020