Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros anuncia libertação iminente de quatro cidadãos seus detidos no Tchad
Trípoli, Líbia (PANA) - A embaixada do Tchad em Trípoli confirmou a libertação iminente de quatro jovens líbios detidos no seu país, anunciou o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Governo de Unidade Nacional .
O Ministério Tchadiano dos Negócios Estrangeiros anunciou, segunda-feira, a detenção, na semana passada, no departamento de Mourdi, província de Ennedi Est, de quatro cidadãos líbios "apanhados em flagrante delito de atos de caça furtiva depois de terem atravessado ilegalmente a fronteira tchadiana".
Num comunicado divulgado, nest terça-feira, o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros precisou que contactou o Tchad, ao mais alto nível, para libertar os quatro jovens líbios detidos.
O ministério declarou no seu comunicado ter assegurado o acompanhamento da sua detenção pelas autoridades tchadianas depois de se terem perdido no deserto para as terras tchadianas, e formou uma célula de crise que trabalha 24 horas por dia para garantir a libertação dos jovens e o seu regresso ao seu país.
Ele pediu igualmente à embaixada da Líbia e aos consulados que operam no Tchade para os visitar e garantir a sua segurança bem prestar-lhes serviços consulares.
O comunicado indicou que o Ministério dos Negócios Estrangeiros está disposto a discutir com a parte tchadiana sobre a redução, neste caso, de tais incidentes no futuro, bem como questões ligadas ao controlo e à segurança das fronteiras comuns.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Tchad protestou igualmente contra as detenções em massa de cidadãos tchadianos residentes na Líbia, particularmente em Ajdabiya (leste) em represália à detenção dos quatro cidadãos líbios na semana passada originários desta cidade, na posse de armas de fogo, que utilizaram numa operação de caça ilegal no território tchadiano.
-0- PANA BY/JSĢ /DIM/FK 13 setembro 2022