Bamako, Mali (PANA) - Estabelecimentos de ensino primário, secundário geral, técnico e profissional, normal e de educação pré-escolar e especial abrirão as suas portas a 16 de setembro corrente, anunciou a ministra maliana da Educação, Sidibé Dedéou Ousmane.
Durante um conferência de imprensa em Bamako, Sidibé disse, no entanto, que esta "retoma oficial permitirá à administração de escolas criar condições adequadas de aprendizagem para alunos antes de 3 de outubro.
Na presença de vários diretores dos serviços técnicos do seu departamento, a governante adiantou que os alunos vão regressar às escolas para iniciarem as aulas no mesmo dia 3 de outubro.
Recentemente, o secretário-geral do ministro da Educação Nacional, Kinana Ag Gadeda, declarou que o início do novo ano letivo está marcado para 16 de setembro corrente, levantando vivos protestos por parte dos encarregados de educaçào e a vários níveis de ensino , que considerou que esta data não era a certa para a abertura das aulas.
Estes acham que a data não é boa para abertura do ano letivo que geralmente acontece no início de outubro no Mali.
Esta situação levou o Ministério da Educação Nacional a definir finalmente a data de abertura das aulas para o dia 3 de outubro próximo.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 2setembro2022