Vice-Presidente líbio saúda papel da Itália para promoção de eleições na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Vice-Presidente do Conselho Presidencial líbio, Abdallah al-Lafi, apreciou o papel da Itália na consecução da estabilidade na Líbia, trabalhando com todas as partes envolvidas no processo político, para organizar eleições nas quais todos os líbios aspiram.
Os esforços atuais da comunidade internacional e das Nações Unidas visam relançar o processo eleitoral, adotando um calendário preciso, fixando uma data para eleições gerais o mais rapidamente possível com base num quadro jurídico consensual, após o adiamento das eleições de 24 de Dezembro último, que conduziu a um impasse no processo político na Líbia, levando ao aparecimento de dois governos rivais e à exacerbação da tensão no país.
Num encontro, no domingo, com o embaixador da Itália na Líbia, Giuseppe Buccino, na Mesa do Conselho em Tripoli, o al-Lafi afirmou o interesse do Conselho Presidencial e a sua concentração na conclusão do processo de reconciliação, pois é um dos elementos constitutivos do Estado, segundo um comunicado emitido pelo Conselho Presidencial.
O Conselho Presidencial líbio trabalha nos últimos tempos no sentido de aperfeiçoar a sua estratégia de reconciliação nacional através de séries de ateliês com a participação de universitários e membros de organizações da sociedade civil, com vista a garantir a sua apropriação pelos líbios em prelúdio à sua aplicação.
A mesma fonte refere que o responsável líbio sublinhou a necessidade de pôr termo ao atual impasse político, resolvendo o processo constitucional e fixando prazos específicos para as agendas eleitorais.
Por seu lado, o embaixador da Itália reiterou o apoio contínuo do seu país ao Conselho Presidencial, que procura levar o país a bom porto, através do projeto de reconciliação nacional, segundo o comunicado.
Durante a reunião, os últimos desenvolvimentos políticos foram revistos na sequência da reunião de Berlim sobre a Líbia, que ocorreu nos últimos dois dias.
Uma reunião internacional sobre a Líbia realizou-se a 8 e 9 de setembro corrente na capital alemã, Berlim, com a participação de enviados especiais da Líbia, dos Estados Unidos, da Alemanha, de França e da Itália e de representantes da Turquia e do Egipto, Além da embaixadora britânica Caroline Hurndall, e da Secretária-Geral adjunta das Nações Unidas para os assuntos políticos, Rosemary Di Carlo.
Os participantes na reunião de Berlim sobre a Líbia reiteraram, no final do encontro, o seu compromisso comum de apoiar uma via global para a realização de eleições na Líbia o mais rapidamente possível, exprimindo o seu desejo de trabalhar com o novo Representante Especial do Secretário-Geral e Chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Abdoulaye Bathily.
-0- PANA BY/JSG/DIM/MAR 12setembro2022