Tunísia e França querem reforçar cooperação militar
Túnis, Tunísia (PANA) – A necessidade de reforçar a cooperação entre as forças armadas tunisinas e francesas e diversificar as suas vertentes esteve no centro das discussões terça-feira entre o ministro tunisino da Defesa, Imed Hazgui, e o general Thierry Burkhard, chefe do Estado-Maior do Exército francês.
Na ocasião, o ministro tunisino da Defesa sublinhou a importância das relações de cooperação entre as duas partes, no domínio militar, indica um comunicado do Ministério tunisino da Defesa.
Ele insistiu, segundo a mesma fonte, na necessidade de reforçar cada vez mais essas relações em termos de antecipação e de prevenção das ameaças não convencionais.
O governante tunisino também destacou a necessidade de intensificar as ações comuns nos domínios da formação, do treino, da inteligência e da troca de perícia, acrescenta o comunicado.
A Alemanha e os Estados Unidos são os países que apoiam mais a Tunísia para a proteção das suas fronteiras tornada numa grande preocupação para os Tunisinos, nos últimos anos, devido ao fenómeno do terrorismo transfronteiriço.
Em contrapartida, o apoio francês não evoluiu embora as reuniões sejam regulares entre os responsáveis militares dos dois países.
França exprimiu, no ano passado, a sua preocupação em relação à cooperação militar entre Túnis e Washington a ponto de acusar a Tunísia de querer instalar uma base militar norte-americana em troca de acordos de armamentos o que a Tunísia desmentiu.
As acusações francesas visaram particularmente o ex-ministro tunisino da Defesa, Abdelkrim Zbidi.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/IZ 04março2020