Agência Panafricana de Notícias

Três capacetes azuis mortos em ataque no norte da cidade sudanesa de Darfur

Cartum, Sudão (PANA) - Três capacetes azuis, ao serviço da Missão das Nações Unidas em Darfur (MINUAD), morreram e seis outros ficaram feridos, dos quais três em estado grave, durante um ataque lançado por desconhecidos em Zam Zam, a cerca de 10 quilómetros no sul de Fashir, em Darfur-Norte (oeste sudanês)", indica um comunicado da referida entidade divulgado esta terça-feira.

A MINUAD ainda não revelou as nacionalidades das vítimas destes últimos assassínios que elevam a 36 o número de capacetes azuis mortos no terreno desde 2007, lê-se no texto.

As vítimas faziam parte da patrulha da MINUAD objeto de um ataque levado a cabo por assaltantes armados no campo de pessoas deslocadas internas de Zam Zam, de acordo com a fonte.

"os três capacetes azuis falecidos eram dois soldados e um conselheiro de polícia", prossegue o comunicado que acrescenta que um dos assaltantes morreu também.

"Condeno em termos muito fortes este ataque perpetrado contra os nossos capacetes azuis que trabalharam de modo imparcial para garantir a segurança às pessoas deslocadas internas do campo de Zam Zam onde muitos Darfurienses se refugiaram", disse Ibrahim Gambari, representante especial conjunto (JSR) e patrão da MINUAD em Darfur.

Ganbari disse que a patrulha da MINUAD era uma patrulha noturna regular de conselheiros de polícia não armados e de escoltas militares armadas, cuja missão consistia em proteger civis.

Ele pediu às autoridades sudanesas para abrirem um inquérito imediatamente a fim de encontrar e processar os autores o mais rápido possível.

"Um ataque contra os capacetes azuis internacionais é um crime de guerra e velaremos para que a justiça seja feita", advertiu Gambari, frisando no entanto que "este incidente lamentável não vai desviar a MINUAD do seu compromisso firme de cumprir com a sua missão de proteção do povo de Darfur".

-0- PANA MO/VAO/NFB/SSB/IBA/CJB/DD 11out2011