Agência Panafricana de Notícias

Senegal assina acordo de paz com rebeldes independentistas de Casamança

Dakar, Senegal (PANA) - O Estado do Senegal assinou, quinta-feira, em Bissau, um acordo de paz e de deposição de armas com um comité provisório das alas políticas e dos combatentes do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC), anunciou o Presidente da República, Macky Sall, na sua conta do Twitter.

Na sua conta Twitter, Macky Sall saudou este acordo cuja assinatura ocorreu na capital bissau-guineense na presença de um representante do Centro para o Diálogo humanitário Henry Dunant, sediado na Suíça.

O Presidente senegalês disse estar ainda mais determinado a trabalhar para a consolidação de uma paz duradoura em Casamança, no sul do Senegal, para cuja independência o MFDC reclama desde 1982.

Agradeceu ao Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, por ter garantido a mediação que levou à assinatura deste acordo em que o Senegal foi representado em Bissau pelo seu almirante, Pape Farba Sarr.

Constituída pelas regiões de Kolda, Sedhiou e Ziguinchor, a Casamança está sacudida, durante 40 anos, por um conflito armado entre o Estado do Senegal e o MFDC.

Após uma acalmia sensível desde 2012, o Exército senegalês expulsou, em fevereiro de 2021, independentistas das suas principais bases situadas na fronteira com a Guiné-Bissau, e desmantelou, um mês depois, outras bases  na fronteira com a Gâmbia.

-0- PANA-APS BHC/ASG/BK/ESF/JSG/DIM/DD 5agosto2022