Kigali, Rwanda (PANA) – O Governo rwandês criou um fundo de solidariedade para dar apoio financeiro aos jornalistas dos setores público e privado para melhor cumprimento das suas atribuições profissionais, confirmou sábado à PANA uma fonte oficial, em Kigali.
O fundo, dotado de um capital inicial de cinco milhões de francos rwandeses (quase cinco mil e 500 dólares americanos), será concedido sob forma de empréstimos aos beneficiários.
Segundo os iniciadores do fundo, todos os profissionais do setor que desejarem beneficiar do financiamento deverão consentir previamente uma pestação pessoal mensal.
O lançamento do novo fundo surge após os recentes relatórios da Transparência Internacional para o Rwanda (TIR), que confirmam que os jornalistas no país estão muito expostos às tentações de corrupção, devido às más condições de trabalho.
O relatório publicado em 2015 indica igualmente que as doações, a corrupção baseada nos abusos sexuais, o favoritismo, o nepotismo e a extorsão de fundos são frequentes no seio desta corporação.
-0- PANA TWA/VAO/ASA/IS/SOC/FK/IZ 31março2019