Bamako, Mali (PANA) - A Rússia acaba de oferecer ao Mali 290 bolsas de licenciatura, mestrado e doutoramento para o ano letivo 2023-2024, anunciou quarta-feira o Ministério maliano do Ensino Superior e Pesquisa Científico.
Num comunicado a que a PANA teve acesso, o Ministério frisou que, para ser elegível à bolsa de estudos de bacharelado, você deve possuir um diploma de bacharelado ou um equivalente.
Para estudos de mestrado, é necessário um diploma de bacharelado ou mestre; um mestrado com, no mínimo, a menção Bastante Bem, para estudos de doutoramento.
O comunicado de imprensa acrescenta que é preciso também "ter boa saúde, não ter contra-indicações para a vida nas condições climáticas da Rússia" e ter um passaporte válido.
O documento especifica que "os candidatos se devem registar online no website: https://education-in-russia.com antes da segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023, data em que o website será fechado. Qualquer outro registro não será tido em conta."
Na época da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticos, o Mali beneficiava, todos os anos, de mais de 500 bolsas por ano dados por este país.
Nos últimos anos, a Rússia ofereceu ao Mali, apenas, uma dezena de bolsas de estudo, lembra-se.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 16fev2023