Agência Panafricana de Notícias

Morreu mais um Capacete Azul em Darfur

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Um Capacete Azul da Missão Conjunta ONU/União Africana em Darfur (MINUAD) morreu e um outro ficou gravemente ferido após terem caído numa emboscada no sul desta região sudanesa assolada por distúrbios, anunciou a missão num comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque.

De acordo com a fonte, "homens armados não identificados atacaram um veículo que transportava soldados da MINUAD por volta de 11h30 de manhã (local) na aldeia de Duma, a nordeste de Nyala, capital do Estado de Darfur-Sul.

"Um dos Capacetes Azuis morreu no local e um outro ferido gravemente foi evacuado para o Hospital de Nyala para uma intervenção cirúrgica de emergência", lê-se no texto.

O comunicado ressalta que a missão enviou uma delegação ao local do ataque para investigar sobre as circunstâncias do mesmo, ao passo que o veículo alvejado foi recuperado e a polícia sudanesa passava a pente fino a zona.

O assassinato da sexta-feira surge a cerca de um mês após um Capacete Azul da MINUAD ter sido morto no Oeste-Darfur.

Pelo menos 30 membros do pessoal da MINUAD faleceram na sequência de atos hostis desde que a missão dirige a força da UA em Darfur no início de 2008.

Darfur é palco de combates entre as forças governamentais sudanesas, milicianos e grupos rebeldes desde fevereiro de 2003 e, consequentemente, milhões de civis tornaram-se deslocados internos ao passo que outros foram obrigados a refugiar-se nos países vizinhos.

-0- PANA BOS/SEG/NFB/TBM/CJB/DD 05ago2011