Lomé, Togo (PANA) - O presidente cessante do Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO (BIDC), Bashir Mamman Ifo, faleceu terça-feira em Lomé, aos 61 anos de idade, vítima de doença, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um comunicado do banco, Ifo integrou o BIDC, que representa a ala financeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), enquanto chefe de divisão das Operações Financeiras do antigo Fundo desta subregião oeste-africana.
Durante a sua carreira no Banco, Ifo ocupou diferentes postos, nomeadamente diretor do Tesouro (Fundo da CEDEAO), diretor das Finanças do Banco Regional de Investimento da CEDEAO (BRICE), diretor-geral interino do BRICE e vice-presidente das Finanças e Serviços Gerais (BIDC).
Ele foi nomeado a 11 de outubro de 2011 presidente do BIDC, tendo exercido estas funções até à sua aposentação em janeiro de 2020.
O comunicado indica que Ifo participou em diversos Conselhos de Administração internacionais e locais, e recebeu numerosas recompensas pelas suas contribuições nos domínios da educação, do investimento, das finanças e do desenvolvimento.
Um livro de condolências foi aberto em sua homenagem na sede do BIDC em Lomé, a capital togolesa.
-0- PANA MA/AR/BAI/TBM/FK/DD 21out2020