Paris, França (PANA) – A Convenção Internacional contra o Doping no Desporto (2005) recebeu a Mauritânia como o seu 189º Estado signatário.
Cheikh Boide Cisse, embaixadora e delegada permanente da Mauritânia junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), depositou, a 15 de novembro de 2019, o instrumento de ratificação durante a cerimónia das convenções da UNESCO, no quadro da 40ª sessão da Conferência Geral e na presença da diretora-geral da agência onusina, Audrey Azoulay.
O serviço de comunicação da UNESCO declarou que a nova ratificação constitui um progresso crucial para a universalização da Convenção, pois apenas seis Estados-membros da UNESCO ainda não aderiram a esta convenção, desginadamente o Afeganistão, a Guiné-Bissau, o Líbano, Niué, São Tomé e Príncipe e o Sudão do Sul.
O compromisso coletivo dos Estados signatários atesta o poder do direito internacional enquanto língua universal, como o sublinhou a diretora-geral da UNESCO.
A Convenção Internacional da UNESCO contra o Doping no Desporto representa a única norma internacional que engaja os Governos em matéria de proteção da ética e dos valores do desporto.
-0- PANA VAO/ASA/BEH/FK/IZ 17nov2019